Foi se o tempo em que a mulher tinha “medo” do DIU! Atualmente é o método contraceptivo mais custo-efetivo que existe (considerando preço, duração e risco de falha).
Um outro ponto positivo que muita gente desconhece é que o DIU pode reduzir em torno de 40% o risco de câncer de colo uterino.
Quando o assunto é DIU, a pergunta mais comum é: “Dr., qual o melhor? O de cobre ou o hormonal?
Eu gosto sempre de colocar os prós e contras às pacientes para que elas decidam o que é melhor para elas. Além de também informar sobre outros métodos, como implantes, pílulas e injeções. Acredito, que a escolha da paciente requer informação. Quanto mais conhecimento, maior a oferta de qualidade de vida.
DIU de cobre / cobre & prata:
✔ Vantagens: não possui hormônio na composição, portanto, não influencia no balanço hormonal, não promove o ganho de peso, retenção liquida nem alteração da libido; além disso, a fertilidade é restabelecida logo após a sua retirada; são mais baratos!
✔ Desvantagens: pode aumentar o fluxo e as cólicas menstruais.
DIU hormonal:
✔ Vantagens: bastante útil para o tratamento da endometriose; válido para as mulheres que desejam interromper a menstruação (na maioria dos casos) e que se queixam de cólicas menstruais fortes.
✔ Desvantagens: algumas mulheres se queixam de dor nas mamas, alterações de humor e acne; também são mais caros.
Converse com seu ginecologista! Tire suas dúvidas e conheça as opções.